TRAUMA: seus efeitos psíquicos e como reduzi-lo
- 5 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de set. de 2024
"Trauma não é o que nos acontece, mas o
que guardamos dentro de nós, na ausência
de uma testemunha empática."
(Peter Levine)

No senso comum, escutamos com frequência a frase “fiquei traumatizado”. Talvez tenha a ver com a definição psicanalítica de trauma; as vezes não.
De acordo com Freud, trauma é um excesso de energia que rompe o escudo protetor, invade o aparelho psíquico e o desorganiza. Ou seja, aquilo que é maior do que os nossos recursos internos podem dar conta.
Então, quais são os efeitos que o trauma produz?
O trauma é muito subjetivo, cada pessoa reage de forma diferente aos eventos, ou seja, o que irá determinar se um evento foi traumático ou não é a maneira como cada indivíduo reage a essas situações, o nível de resiliência que ela adquiriu durante seu desenvolvimento.
Os sintomas experienciados dependem da pré-existência de condições psicológicas, da qualidade das experiências de vida, da intensidade do estresse, da capacidade de administrar emoções, do suporte emocional que o indivíduo teve quando passou pela situação e da personalidade de cada um.
Há quem passe por alguns eventos, embora se sinta abalado a princípio, consegue ressignificar sua história após algumas sessões de psicoterapia. Por outro lado, há quem precisa de muitos anos de acompanhamento psicológico para sentir-se bem e em segurança.
Vale lembrar que o trauma não é apenas um acontecimento externo, mas uma combinação entre elementos internos e externos. É por isso, que o que tem valor traumático para uma pessoa não tem, necessariamente, para outra. Além disso, o trauma não pode ser resumido a um acontecimento único. Ele é caracterizado por uma repetição de eventos, assim compondo um trauma.
Os eventos que podem resultar em trauma são variados e possuem graus diversos de gravidade. Não é necessariamente preciso viver um desastre natural ou uma situação de refém para desenvolver um trauma.
Os sintomas incluem reações emocionais e físicas. como diz o Dr. Peter Levine: "O trauma não está no evento em si, o trauma é a resposta da fisiologia à sobrecarga das sensações sentidas durante o evento
traumático."
O efeito traumático pode ser responsável por deixar marcas no desenvolvimento do indivíduo. Modificando a maneira como ele se relaciona, sua visão de si e do mundo.
Algumas orientações que trago para amenizar os efeitos negativos são:
• Evite remoer situações que foge do seu controle;
• Investigue suas emoções;
• Pratique a resiliência;
• Tenha empatia.
Se for difícil para você procure ajuda de um profissional especialista para te ajudar!
Você não está sozinha!





Fez muito sentido!