top of page

AS EMOÇÕES E O CORPO: Qual a relação entre eles?

  • 20 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de mar.


ree

"O corpo fala quando a alma precisa ser ouvida"
[Maria Cecilia Fagundes Brasil]


A integração mente e corpo nunca se completa, ela é um processo sempre em andamento.

Ao se pensar em desenvolvimento humano não se pode olhar apenas o aspecto dos sentimentos e emoções, mas também das sensações corporais que estão implicadas neste processo de viver as experiências como um todo.

Experienciar e sentir envolve perceber meu organismo de uma forma geral, na medida em que sentindo tristeza, posso também sentir um forte aperto no peito, por exemplo, pois cada emoção vivida também vem acompanhada de sensações internas e sensações corporais.

As emoções são expressões de afeto acompanhadas de reações intensas e breves do organismo em resposta a um acontecimento inesperado ou, às vezes, muito aguardado, fantasiado.

Quando vivemos emoções é possível observar qual a relação dos afetos com a expressão corporal, sendo que muitas vezes estas reações orgânicas fogem ao nosso controle. Então, conhecer a si é também conhecer além dos afetos, as expressões e sensações corporais que estão envolvidas em uma emoção. Na rotina do dia-dia o indivíduo por muitas vezes não se percebe em suas reações, sensações físicas que também são importantes, pois conhecer-se implica também saber como as emoções se expressam em nosso corpo.

Juntos (emoção e corpo), numa relação de interdependência, fazem parte do indivíduo, influenciando em suas experiências e maneiras de agir.

Na psicoterapia somática estudamos o ser humano de forma integrada, formado por um conjunto complexo de estruturas (fisiológica, psicológica, social, espiritual e emocional), sendo elas inter-relacionadas, onde uma área influencia outra. Cabe falar também no conceito de homeostase que consiste no equilíbrio natural do corpo, na capacidade dele de auto regulação.

O organismo busca o equilíbrio, a homeostase, assim pode-se dizer que o sintoma que uma pessoa apresenta pode ser a melhor maneira que ela encontrou para viver em suas dificuldades. Ou seja, ao olhar a doença, as expressões corporais e as emoções vivenciadas, busca-se olhar o indivíduo como um todo e a sua forma de funcionar, para melhor compreensão de como ele percebe o mundo e vivencia suas problemáticas.

Uma criança, por exemplo, pode desenvolver ansiedade em um ambiente onde os pais não respeitam o espaço dela e a punem com facilidade. Para essa criança "estar ansiosa" foi a única maneira que ela encontrou naquele momento e naquele ambiente de viver as suas dificuldades. Claro que também, por ser ainda uma criança ela não tem os recursos psicológicos totalmente desenvolvidos. A ansiedade vivenciada se expressa a nível emocional e também através de expressões corporais e sensações físicas, como roer as unhas, sentir as mãos geladas, por exemplo.

As emoções são vividas no corpo também e estas sensações corporais precisam ser conhecidas, bem como a energia que as envolve para que o organismo do sujeito passe pelo processo de auto regulação.

Como esse texto ressoa em você?

Fico feliz que tenha chegado até aqui!
Comente se fez sentido pra você e compartilhe com quem precisa ler isto.
Gostou do conteúdo e ficou interessado em saber mais? Siga acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas nossas publicações. Aproveite e se escreva para receber as postagens direto no seu e-mail.
Clicando no link abaixo:

Com carinho,

ree

Maria Cecília Fagundes Brasil 
-Psicóloga Clinica | CRP 08/37354
-Psicoterapeuta de Mulheres
-Especialista em Psicoterapia Somática | Saúde Integral
-Especialista em Trauma e Estresse Pós-traumático

"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."
(Carl Jung)


1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
25 de set. de 2024
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Gostei! ❤️

Curtir
Logo Maria Cecília Psicóloga
PSICÓLOGA & PSICOTERAPEUTA
SAÚDE MENTE-CORPO | AUTOCONHECIMENTO | BEM-ESTAR FEMININO
ME ACOMPANHE NAS REDES
  • LinkedIn
  • Spotify

© 2023 por Maria Cecília Fagundes Brasil. CRP 08?37354. Todos os direitos reservados. Criado orgulhosamente com Wix.com

flor da vida_edited_edited_edited.png
bottom of page